Logo EPSM
PAINEL DA FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL
Nota Técnica

Matriz de Tipos de Serviços - CNES

Filtrar

Filtrar por ano e localidade

Aguarde...

Os arranjos assistenciais da saúde são formas de organização dos serviços e das práticas de saúde que envolvem diferentes níveis de complexidade, diferentes modalidades de atenção e diferentes atores sociais. A matriz dos tipos de serviços tem como objetivo dimensionar a composição da estrutura assistencial e da força de trabalho alocada nos diferentes tipos de serviços, a partir dos dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), considerando a classificação dos tipos de estabelecimentos da Portaria nº 2.022, de 7 de agosto de 2017, do Ministério da Saúde. Nela estão presentes 25 tipos de estabelecimentos, agrupados em quatro grupos de atividades: (i) Assistência à Saúde; (ii) Vigilância em Saúde; (iii) Gestão da Saúde e; (iv) Outras Atividades Relacionadas à Saúde Humana.

Navegue pela matriz para obter informações sobre os diferentes indicadores segundo os tipos de serviços de saúde e localidade. Passe o mouse em cima de cada indicador para obter explicações.

Obs.: os valores da opção “Todas as Profissões/Ocupações de Saúde” representam o somatório das categorias disponibilizadas na lista, portanto, não correspondem ao total da força de trabalho registrada no CNES.